28/08/14 - Resumo da Reunião - Mesa Única

28/08/14 - Resumo da Reunião - Mesa Única

Mesa Unica - Correios x Fentect x Findect


A FINDECT solicitou a palavra e esclareceram os motivos da ausência na reunião de ontem, dia 27/08/2014, sendo informado que o período da tarde de ontem, foi para a análise da proposta das cláusulas Saúde do Trabalhador.

A FENTECT protestou contra a atitude da ECT de não cumprir o combinado em atas anteriores de que na data de 28/08/2014, apresentaria a proposta econômica. Também deixou claro que não vai aceitar que a ECT manipule as negociações condicionando as negociações da campanha salarial ao pagamento da PLR 2013 que deveria ter sido depositado nas contas dos trabalhadores até o final do mês de maio 2014, pois a ECT já depositou a parte do Governo Federal. Informou que, sabia que essa manobra é para fazer o que acontecia no governo FHC, onde era usado o pagamento de abonos com o reajuste salarial.

A ECT informou que apresentará a sua proposta econômica na quarta-feira, dia 03/09/2014.

Inovações Tecnológicas


Foram apresentadas as Cláusulas referentes ao Bloco das Condições de Trabalho. A primeira Cláusula debatida foi - Inovações Tecnológicas - onde foi informado que a proposta da Empresa inclui no texto da redação da Cláusula o termo "sem prejuízo das vantagens adquiridas", garantindo assim, os direitos adquiridos pelos empregados em seus respectivos cargos.

A FENTECT reivindicou que seja incluído na proposta da Empresa, o termo "remuneração" e a garantia do emprego do trabalhador. Referente a reivindicações de sua Pauta, parágrafo 2º, solicitou a substituição da frota atual de motos e bicicletas, garantindo melhores condições de trabalho. Solicitou, ainda, que as motocicletas sejam adquiridas somente com partida elétrica, visando dar melhores condições aos trabalhadores e que as bicicletas sejam de melhor qualidade. Solicitou também, a participação dos trabalhadores, nas escolhas das especificações para a aquisição dos veículos.

A FINDECT solicitou que seja garantida a remuneração e vantagens do último cargo do trabalhador.

A ECT informou que a remuneração incorpora a função gratificada e que o empregado só recebe a referida gratificação, quando exerce a atividade fim que determina o recebimento desse benefício. Esclareceu, ainda, que as especificações na aquisição das motocicletas atenderam as recomendações do Tribunal de Contas da União, e que visou à melhoria da qualidade de vida dos empregados. Informou ainda, que avaliará internamente as reivindicações apresentadas em mesa de negociação e retornará com um posicionamento.

Jornada de Trabalho nas Agências de Correios 


Próxima cláusula debatida foi Jornada de Trabalho nas Agências de Correios - a ECT propôs a manutenção da Cláusula.

A Fentect reforçou, além dos itens já reivindicados em sua Pauta, a inclusão do parágrafo 4º: redução da jornada de trabalho para 06 (seis) horas diárias, e trinta horas semanais. A respeito da segurança nas agências, solicitou a implantação imediata de equipamentos para a segurança dos trabalhadores, como portas giratórias detectora de metais - PGDM e circuito fechado de televisão - CFTV, bem como a participação dos trabalhadores na construção da matriz de risco da ECT. Ainda questionou a ECT acerca dos novos serviços de Banco Postal que vão sobrecarregar ainda mais os atendentes e exigiu o atendimento da Pauta de Reivindicações para melhorias na remuneração dos mesmos. Questionou ainda, acerca da necessidade de realização de curso de certificação dos atendentes junto ao BACEN devido ao novo Banco Postal exigindo esclarecimentos por parte da ECT e que os trabalhadores não sejam prejudicados no que diz respeito ao AAG (Adicional de Atendimento em Guiché) e Quebra de Caixa em caso de não participação ou aprovação no curso de certificação.

A FINDECT solicitou que a Empresa disponibilize profissionais qualificados para o acompanhamento dos empregados vítimas de assaltos. Solicitou, ainda, que a Empresa oriente os seus trabalhadores quanto à prova exigida pelo BACEN, a exemplo de quantas vezes ela pode ser feita.

A ECT esclareceu que a Empresa já investiu 293 milhões com a segurança das Agências que possuem atendimento do Banco Postal e que os resultados desses investimentos já resultaram na redução significativa de assaltos em algumas Diretorias Regionais. Esclareceu ainda, que o Banco Postal é um correspondente bancário, não havendo legislação que assegure a jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais para os atendentes.

A FENTECT contestou a afirmação acima apresentando que há várias ações de trabalhadores com êxito em relação à jornada de trabalho de 6 (seis) horas, inclusive tendo a Direção da ECT de pagar os retroativos.

Após o almoço, Prosseguiram com a reunião, apenas com a presença da Fentect e da ECT.

 Distribuição Domiciliária. 


A FENTECT sugeriu o debate da Cláusula Distribuição Domiciliária. 

A ECT informou que a proposta da referida cláusula está na fase dos ajustes finais e por isso não seria viável debater a cláusula sem todas as propostas de melhoria.

Prosseguindo a reunião, a ECT enfatizou que embora não tivesse concluído a proposta de Cláusula Distribuição Domiciliária, a pedido da Fentect, se colocou à disposição para ouvi-los para posteriormente, ser debatida.

A FENTECT solicitou que na próxima reunião:

  • Os técnicos da VICOP estejam presentes e esclareçam para este Comando, por que até o momento não foi implementada a entrega de correspondência só pela manhã, uma vez que desde a campanha salarial de 2012, existe uma decisão judicial que isso seria realizado. Trata-se apenas de uma questão de vontade política da Direção da ECT para a implementação total do projeto, visto que em todos os locais onde a entrega matutina foi implantada houve melhorias para os trabalhadores e clientes. 
  • Ponderou também, quanto as frequentes dobras que os trabalhadores estão sendo obrigados a realizarem e reforçou a sua reivindicação de fim das dobras e contratação de novos trabalhadores.
  • Questionou as mudanças nos parâmetros dos coeficientes dos SDs realizadas pela Empresa, pois impactam nas entregas matutinas, além de reduzir o número de distritos, sobrecarregando ainda mais os trabalhadores.
  •  Também se posicionou contrário as iniciativas de distribuição domiciliária alternada (DDA), que já estão sendo implantadas em algumas regionais a exemplo do Rio Grande do Sul e que iniciativas como essas são parte do Plano de privatização dos Correios (Correios2020), solicitou, ainda, que seja apresentada resposta sobre a oficialização e prazo do mesmo em todo país. 
  • Também se posicionou contrário à implantação de distritos curingas, que são implementadas pelas simples mudanças nos manuais à revelia dos trabalhadores. 

A ECT reiterou a informação de que a referida Cláusula está em fase final de análise e avaliação, e assim que os trabalhos forem concluídos, a proposta de Cláusula de Distribuição Domiciliária será apresentada em Mesa de Negociação. 

Jornada de Trabalho para Trabalhadores em Terminais Computadorizados


As partes iniciaram os debates da Cláusula - Jornada de Trabalho para Trabalhadores em Terminais Computadorizados - A ECT fez a proposta de manutenção da Cláusula.

A FENTECT informou que os Gestores utilizam os empregados da Área Administrativa para o serviço de digitação, impondo limites e regulando os horários de ida aos banheiros.

A ECT informou que reorientará o seu corpo gerencial para que não haja excessos nos controles administrativos internos.

Segurança na Empresa


A próxima Cláusula debatida foi Segurança na Empresa - A FENTECT reivindicou que a ECT garanta a segurança física dos empregados. Solicitou ainda, a inclusão dos parágrafos 1º, 4º, 5º e 6º de sua Pauta de Reivindicações e a supressão da proposta do parágrafo 4º apresentado pela Empresa. Reivindicou também, que seja mantida e discutida a Cláusula Medidas de Segurança, conforme Pauta de Reivindicação. Reivindicou a criação imediata de um cronograma de instalação de portas giratórias em todo o país, tendo em vista que a própria comissão da Empresa divulgou que o lucro mensal dos Correios com o Banco Postal está na casa de 96 milhões mensais e que irá aumentar com novo modelo de Banco Postal. Reivindicou também que sejam retirados das fichas funcionais dos empregados todas as punições referentes às paralisações por segurança e melhores condições de trabalho e que a Empresa ressarça de imediato os bens roubados dos trabalhadores quando dos assaltos.

A ECT informou que avaliará as considerações dos representantes dos trabalhadores. Informou, ainda, que a proposta da ECT contempla a implantação dos órgãos regionais de segurança empresarial, no prazo de 90 dias, reafirmando, como política institucional, a valorização da vida e da integridade física das pessoas que participam das atividades postais, o reforço à confiança dos clientes nos serviços ofertados e a proteção do patrimônio da Empresa. 

Dando continuidade às discussões, a FENTECT discordou da existência das câmeras dentro dos CDDs.

Sobre esse ponto, a ECT informou que verificará junto ao departamento de segurança da Empresa, o porquê da existência das câmeras dentro dos CDDs.

 Frota Operacional


A próxima cláusula discutida foi Frota Operacional, onde a ECT propôs que quando da aquisição e locação de novos veículos de carga, a Empresa prosseguirá com veículos contendo ar condicionado, direção hidráulica, vidro elétrico e trava para uso operacional. Esclareceu que avaliará a possibilidade de inclusão, nesta Cláusula, de motocicletas com partida elétrica, desde que fornecido no mercado.

A FENTECT reforçou a inclusão da Cláusula 62 de sua Pauta de Reivindicações, dando ênfase ao parágrafo 5º.


Próxima Reunião: Dia 03/09/14


Ata da Reunião do dia 27/08/2014





Postar um comentário

0 Comentários