Indo Direto na Fonte


E vamos para a semana de correria, indo de gabinete em gabinete.

O texto a seguir é direcionado a quem tem contatos políticos e jurídicos, sociais e trabalhistas, militando nesse campo dos gabinetes. Não é trabalho inútil, não é mais importante que a mobilização de base mas é fundamental que exista. Quem tiver aptidão para mobiliza base continue seu excelente trabalho junto ao funcionário mediano.

Da mesma forma como escrevi texto anterior aos que mobilizam escrevo agora para esse perfil de militante chamado burocrático. Gente, vamos cobrar as pessoas certas sobre a ECT que NÃO SÃO AS DA ECT!!! Confuso?? Vão já já entender.

Toda campanha salarial, conseguimos acumular considerável força junto a juristas, a câmaras dos vereadores, com deputados, governadores, senadores, lideranças de movimentos sociais, centrais sindicais, etc. Mas direcionamos essa força contra a pessoa errada. Já vi milhares de reclamações em ACT sendo direcionadas aos Diretores Regionais, aos chefes de departamentos e aos alvos preferidos que são os Vice Presidentes e Presidente. Em que pese essas criaturas serem sim responsáveis por inúmeros problemas decorrentes de má gestão NÃO SÃO ELES QUE DEFINEM DECISÕES SOBRE ACT NO NÍVEL QUE PRECISAMOS.

Quem resolve questões nacionais desse nível que nós precisamos (um aumento salarial razoável acima do que foi planejado e principalmente sobre manter o plano de saúde a nível nacional) é por ordem do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Eles dão as diretrizes.

Wagner Pinheiro
Precisamos de uma definição do CA se eles vão assumir a responsabilidade de garantir um pagamento digno linear que extrapole o orçamento que eles permitiram além de autorizar a continuidade somente do CorreiosSaúde ou se vão abrir mão desse poder de decisão no CA jogando a bomba na VIEFI (Vice Presidência Financeira), VIGEP (Vice Presidencia de Gestão de Pessoas) e na presidência do Wagner Pinheiro.

Caso o CA assuma que a decisão é com eles sobre esse nível de assunto salarial e de plano de saúde então cabe pressão dos nossos deputados, senadores, juristas, lideranças sociais e lideranças trabalhistas lá no Conselho de Administração. Questões menores do que isso são resolvidas pelos VPs e pelos Diretores Regionais.

No caso do CA dizer que essa bola não é com eles, é focar pressão burocrática em quem deve ser focado, ou seja na Diretoria Executiva. Até o dia 15, quem milita nesse campo vai ter um trabalho intenso pois a intenção é buscar um acordo (pré greve ou em greve) para não ser necessário uma greve longa ou envolver o TST.

De qualquer forma, os comitês de suporte a decisões serão chamados a se manifestar de qualquer maneira e estes mesmo não deliberando (comitê não manda, mas dá opinião) nesses assuntos enchem o saco com seus relatórios.

Boa sorte a todos e abraços.

Wilson Araujo

*OBS: usei as nomenclaturas antigas porque ainda não estão familiarizados com as unidades de negócios estratégicas e com presidências de suporte. As relações entre o CA, Diretoria Executiva, Assembleia Geral e comitês mudou um pouco mas as mudanças são tão recentes que ainda continua valendo muito do que foi escrito aqui. Por isso essa dúvida sobre quem "manda", se é o Conselho de Administração ou se é a Diretoria Executiva nesse assunto.







Postar um comentário

1 Comentários

  1. vergonha nacional o que, a empresa esta ofereçendo aos seus colaboradores, um indiçe de aumento salarial .......nós trabalhadores que carregamos ela nas costa..???

    ResponderExcluir