O Maior ERRO Proposital do Correios e de seus Braços Sindicais.

O Maior ERRO Proposital do Correios e de seus Braços Sindicais.

O Maior ERRO Proposital do Correios e de seus Braços Sindicais.



A palavra erro sugere a tentativa de acertar para melhorar algo porém, por problema no percurso, erra-se e o prejuízo vem por acidente. É esse o exato extremo oposto do que tem acontecido hoje.



Como dizem por aí, "a mesa já está posta" e os discursos já estão na ponta da língua. Os braços sindicais da empresa já se apressam em inventar justificativas para não terem ido à luta, mesmo sabendo que o plano de saúde está em franco risco. E com o apoio, além da assinatura desses mesmos que aceitaram a proposta com o exato texto que está, conscientes de que precisamos de melhora no texto da proposta mas mesmo assim preferem aplaudir presidente e vice presidentes da ECT. Chegaram ao absurdo de fazer defesa velada do presidente da ECT declarando que é ruim esta ou aquela base pedirem a demissão dessa diretoria.

Essa diretoria não comandava a empresa lá na época da greve dos 30%. Na verdade, a maior parte deles sequer se importava com a existência da ECT naquele ano. Também tivemos uma proposta que soava bem aos ouvidos de muita gente, dividia a categoria: pagamento igual para todos de um valor maior do que seria recebido em relação ao salário base e não em percentual. Fazendo as contas os novatos seriam os maiores beneficiados e os antigos ficariam chupando dedo. Mas naquela época ninguém era louco de sequer cogitar a possibilidade de mudar a forma de pagamento pois a base já entendia e não recuaria de forma alguma sobre o tema. Queríamos e conseguimos manter o pagamento no formato de percentual. Os trabalhadores assumiram naquele momento o rumo de suas vidas na empresa, tomando pra si o controle dos meios de produção em greve e consequentemente implicando em tomar decisão de gestão na empresa.

Passou o tempo e mudou a diretoria do PMDB para o PT. Hoje, mesmo sabendo que o projeto da diretoria do PT na direção da empresa segue para a cobrança de mensalidade e que a atual redação do ACT não protege os trabalhadores disso, os aliados da empresa dentro dos sindicatos preferem apoiar o projeto dessa diretoria PTista do que dizer não ao caminho da mensalidade. Por esse motivo estamos em um estado de pré greve.

Mas porque pré greve? Se todos aqui estão achando que estamos em greve estão enganados. Greve mesmo vai ser lá na frente quando a mensalidade passar dos novatos para os mais antigos. Lá é que o conflito equivalente ao dos 30% vai ocorrer muito maior porque a diretoria PTista da ECT se recusa a mudar seus projetos mesmo sabendo que os trabalhadores vão partir para o confronto "até a morte". Também pudera né ... Não são ECTistas na direção da empresa, não estavam aqui na greve dos 30% e em casos isolados ainda não viram o que são os trabalhadores de base todos nas ruas combatendo esse projeto maldito que vai destruir o salário dos trabalhadores.

Não tenho dúvida alguma de que a diretoria da ECT vai continuar com o plano de cobrar mensalidade a todos. Eles lá gargalham de felicidade sabendo que os sindicalistas aliados da empresa vão de novo apoiar a cobrança de mensalidade quando o tempo chegar. Porém, já que não estavam aqui na greve dos 30% vão sentir no coro como é encarar essa base que reage tão fortemente a um projeto que os prejudica. Hoje, esses sindicatos tem dado apoio a essa mensalidade e com isso serão responsáveis no futuro por levarem a diretoria PTista na ECT ao maior erro proposital da história dos Correios.



Wilson Araujo



Postar um comentário

0 Comentários