ATA da Reunião do dia 17/08/16



A reunião aconteceu no no miniauditório, localizado na Universidade dos Correios. A reunião foi iniciada com os cumprimentos e considerações iniciais do Presidente dos Correios, Guilherme Campos. 



Considerações Iniciais do Presidente Guilherme Campos.


O Presidente afirmou que sua presença na abertura do processo de negociação visa legitimar a Representação da Empresa na Mesa de Negociações e ratificar a sua disposição em dialogar com a Representação dos Trabalhadores. Citou a sua preocupação com a empresa e o cuidado que deve ser dado a esse momento delicado pelo qual passa os Correios. Afirmou a cada integrante da Representação dos Trabalhadores que todos são responsáveis pelo fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho.

Formato da Mesa


Guilherme Campos: citou o formato da Mesa de Negociações, cuja a proposta inicial da empresa não foi acatada pela Representação dos Trabalhadores. Sobre o assunto, afirmou que apesar de discorda do número alto de representantes, não se oporá à formação da Mesa com todos os seus integrantes.

Representantes dos Trabalhadores: Argumentou que o modelo de negociação foi o aprovado em congresso e que não o colocará em discussão.

Mas ficou acordado entre as partes que a Representação dos Trabalhadores apresentaria à empresa a quantidade de pessoas que discutiria os temas específicos.

Campanha Salaria e Possível Greve.


Guilherme Campos: Com relação ao calendário de lutas, enfatiza sua preocupação com as paralisações durante a Campanha Salarial e ressalta que empresas concorrentes fazem publicidade às custas dos erros e falhas cometidas pelos Correios. Por se sentir corresponsável no processo negociai, afirma o seu compromisso em participar de alguns momentos da Mesa de Negociações.

Representante dos Trabalhadores: Afirmou que não aceitarão a perda de direitos e que a greve não é um instrumento banal, mas um último recurso da categoria e, que se for necessário, a Representação dos Trabalhadores se valerá desse direito. Enfatizou que não aceitará a retirada do Vale-extra, dos 70% em cima das férias e nem a diminuição da quantidade de tíquetes, entre outros.

Privatização


Guilherme Campos: No que se diz a respeito à privatização dos Correios, adiantou que o Senhor Presidente interino, Michel Temer, afirmou não ser interesse do Governo privatizar os Correios e, portanto, não há de se falar em privatização na Campanha Salarial.

Representante dos Trabalhadores: Sobre a questão da privatização, enfatiza que não tem conhecimento do pronunciamento do Senhor Presidente interino de que não irá privatizar os correios e solicita documento que formalize esse posicionamento do Governo.

Situação Financeira dos Correios


Guilherme Campos: Deixou claro a sua preocupação em relação às paralisações e que irá resolver a situação de Tocantins, solicitou que a Representação dos Trabalhadores consider os prejuízos da empresa, que até o momento é de 2,1 bilhões, podendo a chegar as cifras de 3,9 bilhões, caso a empresa tenha que arcar com a RTSA.

Adiantou que nesse ano, o prejuízo já é calculado em 993 milhões de reais e o maior custo da Empresa é com despesas de pessoal. Citou que a Postal Saúde representa uma verdadeira "sangria" para os cofres da Empresa, representando um custo de 1,6 bilhão no ano de 2015. Explicou as dificuldades de se tornar uma Empresa dependente dos recursos do Tesouro Nacional. Novamente citou a situação delicada por qual passa a empresa e que há predisposição da empresa em fechar um Acordo Coletivo.

Ressalta que não há recursos para atender uma pauta de reivindicações extensa e solicita à Representação dos Trabalhadores que considere as dificuldades da empresa neste processo.

Representante dos Trabalhadores: Concordaram com os problemas da Postal Saúde e solicitou o retorno da auto-gestão da ECT (Correios Saúde) e o fim da Postal Saúde, uma vez que quando se tratava de auto-gestão, os custos eram bem menores. Citou ainda a falta de atendimento em algumas cidades em que constantemente há a suspensão do atendimento aos empregados dos Correios.

Ainda citou o caso de Ribeirão Preto, que pela quinta vez teve o atendimento médico da UNIMED suspenso devido à demora no repasse das glosas, que deveria ser de 15 dias e está chegando a 60 dias, gerando a suspensão dos atendimentos, o mesmo está ocorrendo no Amazonas e São José do Rio Preto.

afirmou que hoje a empresa está em uma situação delicada, isso é consequência da má-gestão, uma vez que os trabalhadores estão cumprindo com as suas tarefas e foram contrários à criação da Postal Saúde, inclusive com mobilizações e greves.

Absenteísmo


Guilherme Campos: Sobre o absenteísmo, ressalta a preocupação com as ausências recorrentes dos trabalhadores e reconhece as deficiências da empresa nesse quesito.

Representante dos Trabalhadores: Afirmou que se hoje há uma quantidade grande de absenteísmo, isso se deve à falta de gestão da Empresa.

Falas de cada Um


Guilherme Campos: Após sua fala inicial, o Presidente dos Correios afirmou que não poderia permanecer na reunião por muito mais tempo e abriu para que cada Representante dos Trabalhadores falasse por 1 (um) minuto.

Representante dos Trabalhadores: Nesse momento, a Representação dos Trabalhadores lamentou o pouco tempo para diálogo com o Presidente dos Correios.

Considerações da Representação do Trabalhadores


A Representação dos Trabalhadores afirmou que a Campanha Salarial estará focada:

  • Na reposição da inflação,
  • Aumento real dos salários, 
  • Manutenção dos empregos, 
  • Direitos, 
  • Contra a privatização, entre outros, 

E solicitou que as negociações sejam iniciadas de pronto, que té o momento, nada foi efetivamente discutido por parte da ECT. Solicitou, também, que alguns números , no periodo de 2010 e 2016, sejam apresentados à Representação dos Trabalhadores como:

  • Patrocínio com as Olimpíadas
  • Contratos realizados sem licitação (contratação direta), 
  • Venda e locação de imóveis sem licitação (compra e venda direta), 
  • Custo com a CorreiosPar, 
  • Envio de dividendos para a União, inclusive aqueles enviados acima do limite estipulado por lei, 
  • Despesas com plano de saúde (antes e depois da criação da Postal Saúde), 
  • Custos de despesa com o pessoal detalhado ao máximo possível, inclusive por funções (empregados de carreira e cedidos por outros órgãos) e, por fim, 
  • as despesas detalhadas a partir da apresentação do "Desempenho Econômico-Financeiro", realizada pela chefe do Departamento de Contabilidade da ECT. 

Foram solicitados pela Representação dos Trabalhadores os estudos atuariais que nortearam a adequação da ECT às Normas Internacionais de Contabilidade. Afirma que a gestão não está sendo bem feita e cita também a situação crítica da PostalSaúde e do Postalis, inclusive com descumprimento de inúmeras cláusulas por parte da ECT, seja no tocante ao Plano de Saúde, como também de acordos não cumpridos como o não pagamento do RTSA do Postalis, sendo essa dívida repassada aos trabalhadores.

Sem Concurso Público


A falta de efetivo na Empresa é um problema sério que deve ser considerado, afinal o último concurso público foi em 2011, refletindo na saúde do trabalhador, que além falta de contratação, tem que lidar com a saída de trabalhadores por meio de programas de desligamento da ECT (PDIA, PDV, etc), sem nenhuma reposição do efetivo, o que afeta diretamente o absenteísmo. A partir de então, a Representação dos Trabalhadores solicitou a realização de concurso público com a imediata reposição das vagas em aberto e a visita da equipe técnica de saúde da empresa às unidades.


Falta de Gestão da Empresa


Enfatizou novamente a falta de gestão da empresa e questionou os recursos, utilizados para criação da CorreiosPar. Afirma que se a empresa está passando por dificuldades, os trabalhadores que são a base da Organização, também o estão. Citou a retirada do AADC e que é agora a empresa paga milhões em indenização, valor este que poderia ser utilizado na reposição de empregados e melhores condições de trabalho.


Indicação de Cargos


Sobre a indicação de cargos políticos, a Representação dos Trabalhadores solicitou que fosse apresentada a quantidade de pessoas de fora do quadro da empresa que assumiram funções de gestão na ECT, na Postal Saúde e na CorreiosPar, pois afirmar que, quando muda a direção da Empresa, novas pessoas são designadas, havendo crescente número de indicações políticas.

Entrega Matutina


Ressalta a importância da implementação da Entrega Matutina, respeitando as diferenças climáticas das regiões geográficas, em todas as unidades e ressalta o sucateamento da empresa que ocorre há muito tempo.

Sobre as Negociações


A Representação dos Trabalhaores afirmou que é importante fechar o Acordo Coletivo de Trabalho mas que a ECT cumpra o Acordo vigente, A partir de então, solicita ao Presidente dos Correios que ele tenha coragem para solucionar os problemas da Empresa e reafirma o tempo exíguo para negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Nesse momento a Representação dos Trabalhadores ratificou que não debaterá na Mesa de Negociações o que já é direito dos empregados, seja por força de lei ou de Acordo Coletivo.

Clima Organizacional


A Representação dos Trabalhadores afirma que os índices de favorabilidade estão aquém do esperado e que os empregados estão ficando física e psicologicamente doentes.

Terminando assim as considerações iniciais dos Representantes dos Trabalhadores. O presidente Guilherme Campos saiu da reunião e foi continuada sem ele.

Situação econômico-financeira da Empresa


Segundo os números da área financeira, a partir de 2014 a empresa começou a apresentar prejuízo, muito em decorrência do benefício pós-emprego, que antes não entrava para os cálculos da contabilidade. No ano de 2015, a empresa fechou o ano com prejuízo de 2,1 bilhões e em 2016, os Correios já estão com o déficit de 993 milhões. Atualmente, a receita da empresa gira em torno de 18 bilhões. Contudo, a despesa alcança 20 bilhões, o que gera um balanço negativo. Sobre o crescimento da receita, foi afirmado que ele é inexistente pois, apesar de apresentar um crescimento nominal, esse não representa crescimento real, devido à correção da inflação.

Em relação às despesas, foi apresentado que o maior gasto, em percentual, é com pessoal (folha de pagamento plano de saúde, dentre outros).

Representação dos Trabalhadores: Solicitou o estudo atuarial da empresa e o detalhamento das despesas de pessoal e também com a Postal Saúde.

A empresa comprometeu a repassar com antecedência, as propostas da ECT, por bloco, de acordo com o assunto programado, com exceção do tema de amanhã (18), por não haver tempo hábil. As demais propostas serão encaminhadas no dia de amanhã aos Representantes dos trabalhadores, ficando os temas de discussão do próximo bloco para sexta-feira (19).

Calendário Oficial 


Acordaram as parte o calendário para a discussão dos seguintes temas:


  • Dia 18/08 - Das questões Sociais, 
  • Dia 23/08 - Das Disposições Gerais, 
  • Dia 24/08 - Das Relações Sindicais, 
  • Dia 25/08 - Da Saúde do Trabalhador, com a presença da Postal Saúde, 
  • Dia 30/08 - Das Condições de Trabalho,
  • Dia 31/08 - Dos benefícios, 
  • Dia 01/09 - Das Questões -Econômicas e,
  • Dias 08 e 09/008 - Eventuais pendências e retorno das assembleias que serão realizadas no dia 6/09.


Considerações Finais dos Representantes dos Trabalhadores


A Representação dos Trabalhadores repudia a postura da empresa por divulgar na base que hoje seria a continuidade das negociações, sendo que na ata assinada no dia 11/08 esta evidente que a Representação dos Trabalhadores apresentou proposta para que hoje (17) fosse o inicio das negociações, até porque nada foi discutido e/ou negociado no dia 11/08, a nao ser a questão sobre o formato da Mesa de Negociação.

A Representação dos Trabalhadores reforçou sobre a necessidade do Presidente da ECT resolver as paralisações que estão ocorrendo em: Tocantins, Mato Grosso e no COD Novo Hamburgo (RS), além de possíveis novas paralisações.



ATA - 17/08/2016








Postar um comentário

0 Comentários