ATA da Reunião do dia 08/09/2016 - Resultado das Assembléias




Resultados das Assembléias



A Representação da Empresa iniciou os debates solicitando posicionamento dos Representantes dos Trabalhadores sobre as assembleias realizadas, até o momento, para avaliação da proposta apresentada pela ECT.


A Representação dos Trabalhadores afirmou que a proposta inicial dos Correios foi rejeitada integralmente em todas as assembléias ocorridas até o momento (Sintect/AL; Sintect/AM; Sintect/AP; Sincotelba/BA; Sintect/DF; Sintect/CE; Sintect/ES; Sintect/GO; Sintect/MA; Sintect/JFA; Sintect/MG; Sintect/URA; Sincort/PA; Sintect/PB; Sintect/PE; Sintect/PI; Sintcom/PR; Sintect/RJ; Sintect/RN; Sintect/RR; Sintect/SC; Sintect/SE; Sintect/STS; Sindecteb/BRU; Sintect/RPO; Sintect/SJO; Sintect/VP; Sintect/TO).

A Representação dos Trabalhadores solicitou que a Representação da Empresa de fato inicie a negociação, uma vez que retiradas de direitos com retrocessos históricos não podem ser consideradas como uma proposta. Assim aguarda que na reunião de 09/09/2016 a ECT reveja a sua posição e que de fato comece a negociar. O Comando de Negociação ainda observou que a minuta encaminhada para as assembleias foi um total desrespeito aos trabalhadores do país.

A Representação da Empresa, por sua vez, afirmou que a última proposta encaminhada à Representação dos Trabalhadores já havia sofrido algumas modificações no intuito de beneficiar os empregados, a exemplo da Cláusula de Vale-Transporte, em que não há mais quilometragem limite para o benefício. Ressaltou que a Empresa está disposta a fechar acordo e que a alta direção da Empresa está reunida para verificar a possibilidadee atender alguma outra reivindicação apresentada durante as negociações. Afirmou, contudo, que a posição atual da Empresa é pela manutenção das propostas encaminhadas. 


Perseguição Política aos Trabalhadores


A Representaçãdos Trabalhadores ratificou que não assinará um Acordo Coletivo de Trabalho em que haja qualque retrocesso para a categoria. Ressaltou a falta de condições de trabalho e de preparo dos gestores; a perseguição aos empregados, principalmente, delegados sindicais e cipeiros; os baixos salários da categoria; a abertura de processos, com previsão de punição anterior à defesa do empregdo; os problemas com a rede credenciada, que interrompem constantemente o atendimento médico aos trabalhadores. Por oportuno a Representação dos Trabalhadores repudiou a perseguição política ao dirigente da FENTECT, José Gonçalves de Almeida (Jacó), injustamente punido, arbitrariamente, com 2 dias de suspensão pelo simples fato de o mesmo ter cumprido com suas atribuições como membro da CIPA do setor e dirigente sindical, onde exigia-se o conserto do elevador do prédio que está quebrado há mais de 1 ano e a recomposição do quadro de pessoal do setor, informa ainda que as punições arbitrárias não aconteceram apenas com o mesmo, mas também com o delegado sindical de nome Adenir Pereira da Silva (Boiadeiro), onde também responde por vários processos dministrativos por lutar pelos direitos dos trabalhadores do setor do trabalho. Registrou ainda que tais fatos entre dezenas de outros ocorridos em nível nacional, inclusive com registro de demissão de dirigentes sindicais, configuram-se condutas antissindicais, as quais seräo denunciadas junto à Organizaçäo Internacional do Trabalho - OIT. Desde já solicita a revogação imediata das referidas punições.

A Representação da Empresa afirmou que qualquer Representante dos Trabalhadores, no caso de abertura de processo, têm direito ao apoio das Entidades Sindicais, as quais devem ser comunicadas previamente pela Empresa.


Postal Saúde


A Representaçãdos Trabalhadores solicitou os dados referentes às perdas salariais dos trabalhadores nos últimos 20 (vinte) anos; e informações sobre as multas devidas no caso de rescisão contratual com o Postal Saúde. Solicitou ainda, a autogestão do CorreiosSaúde pela ECT.

A Representação da Empresa falou sobre a rescisão contratual com a PostalSaúde, alertou que as multas que foram levantadas se relacionaram à rede credenciada e não à operadora, fato que foi trazido em reunião anterior, quando da discussão da Saúde do Trabalhador.


Negocie ou é GREVE


A Representaçãdos Trabalhadores ressaltou que as propostas dos Correios têm mobilizado a categoria para a Greve. Enzatizou que a categoria reivindica 15% de reajuste referente à reposição da inflação mais ganho real e aumento facial de R$ 300,00 incorporado ao salário e os avanços nas cláusulas de benefícios/direitos dos empregados. Ressaltou que os empregados dos Correios recebem o menor salário entre as Estatais e, por isso, considera inadmissível o pagamento de mensalidades no plano de saúde. Questionou a não incorporaçäo dos R$ 50,00 da GIP do mês de maio, devido a não apresentaçäo do balanço financeiro da ECT previsto para abril de 2016 e que até o momento não existe previsão para fechamento das contas. Assim sendo, como a empresa diz estar em déficit sem sequer ter apresentado/aprovado as contas. Enfatizou que não há como falar em déficit se as contas não foram fechadas, inclusive existe suspeição de manipulação contábil. Ressaltou que a mobilizaçäo está sendo encaminhada para greve e que, se a Empresa quiser fechar acordo, é necessário garantir e avançar em todos os direitos dos trabalhadores, principalmente o plano de saúde bem como a manutenção da ECT como empresa pública 100% estatal. 

A Representação da Empresa afirmou que o calendário de negociações foi cumprido por ambas as partes e enfatizou o respeito mútuo durante o processo negocial. Ressaltou que as negociações prosseguirão amanhã, com o posicionamento da Empresa sobre as demandas apresentadas durante a reunião de hoje. Quanto à GIP, ressaltou que a mesma será incorporada quando da aprovação das contas pela Assembleia Geral Ordinária, conforme consta em Acordo Coletivo de Trabalho.


ATA da Reunião do 08/09/16




Quadro das Assembléias



Postar um comentário

0 Comentários