ATA da Reunião do dia 09/09/2016 - Nova Proposta


Segundo Termo Aditivo


A Representação da Empresa iniciou a reunião afirmando que, apesar de a situação economico-financeira dos Correios não ser a mais favorável, a Empresa envidou esforços no sentido de melhorar a proposta já apresentada, em especial o empenho pessoal do Presidente. Ressaltou os contatos constantes com os órgãos da Governo Federal com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministerio do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, além das constantes consultas às áreas técnicas da Empresa, de todas as Vice-presidências. Como uma das melhorias, apresentou o segundo termo aditivo do ACT 2015/2016, referente à incorporação da GIP (Cláusula 63 da ACT 2015/2016 - §3º - Inciso II) que ocorrerá em Setembro/2016, com valores retroativos a Maio/2016. Na oportunidade, solicitou que os Representantes das Federações assinassem o referido documento, o que foi concretizado.




Nova Proposta


Representação da Empresa, enfatizou que a melhoria nas propostas visaram à assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT 2016/2017, e que a Representação da Empresa conta com a compreensão de todos. Externou a expectativa de que a nova proposta seja aceita nas assembleias do dia -14/09/2016.

A Representação da Empresa explanou a nova proposta da Empresa:


  • Incorporação total da GIP (Cláusula 63 do ACT 2015/2016 - §3º - Inciso III) retroativa a agosto de 2016; e
  • Posteriomente, Reajuste Salarial de 9%, 6% a partir de Agosto/2016 e 3% em Fevereiro/2017;
  • Reajuste nos Benefícios em 8,74%;
  • Limite de 26/30 vales/mês;
  • Manutenção de forma de compartilhamento do Vale Alimentação/Refeição; 
  • Manutenção do Vale-Peru e do Vale Cultura.


Plano de Saúde


Sobre o plano de saúde, a Representação da Empresa afirmou que a cláusula está em construção em conjunto com o Presidente das Correios. Ressaltou que a proposta da Empresa, é da composição de uma Comissão Paritária (seis integrantes da Empresa e seis integrantes da Representação dos Trabalhadores), para discutir os assuntos afetos ao Plano de Saúde. Afirmou que a Comisšäo ficará incumbida de elaborar o diagnostico dos principais problemas do Plano de Saúde e propor melhorias, no prazo de 120 dias. A partir de então, as melhorias serão submetidas às Assembléias. Após aprovação em até 2 meses, haverá a construção de um plano de trabalho, cuja execução será acompanhada pela Comissão Paritária. Ressaltou que a cláusula do plano de saúde, bem como a minuta do ACT 2016/2017, será enviada à Representação dos Trabalhadores até segunda-feira (12/0912016).

A Representação dos Trabalhadores afirmou que aguarda a redação final da minuta do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017 que será apresentada pela ECT e desde já se manifesta que não aceitará nenhum retrocesso no plano de saúde o que toda e qualquer proposta tem que ser remetida às assembleias do dia 14/09/2016. A Representacåo dos Trabalhadores ainda reafirmou sua proposta apresentada em pauta de reivindicações aprovada no 33º CONREP e referendada pelas as assembleias dos sindicatos com retorno da auto gestão pela ECT.


Contra a Privatização e Novas Contratações


A Representaçäa dos Trabalhadores reafirmou mais uma vez que seja determinante a inclusão de cláusulas contra a privatização da ECT conforme reivindicação histórica dos trabalhadores, além da manifestação expressa pelo Ministro Kassab em recente reunião com a Representação dos Trabalhadores, realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovaçäes e Comunicações, além da garantia dos postos de trabalho e de novas contratações por concurso público, pondo o fim nas terceirizações nos serviços prestados pela ECT.

A Representação da Empresa solicitou que os sindicatos levem a proposta dos Correios para avaliação das assembleias e enfatizou novamente, o esforço dos Correios para o fechamento do ACT 201612017 sem o registro de greve.


Proposta da Empresa:




Segundo Termo Aditivo ao ACT - 2015/2016




ATA da Reunião do dia 09/09/16





Postar um comentário

0 Comentários