EXISTE CRISE NO MOVIMENTO SINDICAL NACIONAL DE CORREIOS!



Após um breve intervalo, retorno as colunas do MUNDO SINDICAL com uma afirmação que poderia ser uma interrogação, mas para polemizar minhas opiniões se faz necessário afirmar:

EXISTE CRISE NO MOVIMENTO SINDICAL NACIONAL DE CORREIOS!


Uma palavra muito utilizada recentemente tem sido: “CRISE”.

Seja, política, financeira, ou de qualquer outra espécie, sempre nos remetendo ao pensamento de que algo está errado, correto? Na minha opinião NÃO!

Desde a primeira grande crise no Brasil ocorrida em 1822, quando D. Pedro I proclamou a independência, mesmo o país estando em uma profunda crise econômica devido aos empréstimos adquiridos junto a Inglaterra (seus desdobramento ficarão para um outro momento) até os dias atuais, as crises tendem a nos mostrar que é exatamente nesses momentos que surgem as grandes ideias e oportunidades para algo chamado: MUDANÇA!

E talvez, somente talvez, essa mudança possa esvair o pessimismo/desconfiança e dá lugar ao otimismo/confiança, apontando um novo começo.

No movimento sindical nacional de correios não é diferente, afinal a falta de confiança em partidos políticos, seus dirigentes e parlamentares, nunca esteve tão em alta, se tornando um efeito bombástico que atinge em cheio o movimento sindical e suas lideranças, passando os trabalhadores do “chão de fábrica”, a desconfiar dos seus iguais por acreditar que já não são mais tão iguais assim!

Afinal, muitos passaram a desfrutar e se embriagar nos ilusórios prazeres que o mundo capitalista pode oferecer. Mas e os que permanecem no movimento? Pagam a conta? SIM!

A dificuldade em unificar as duas Federações em Correios, e seus Sindicatos filiados, é a certeza que a crise no movimento sindical existe!

Daqui a poucos dias terá início a Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Correios, as palavras: Crise; Pessimismo; Desconfiança e Unificação, estarão, novamente, na ordem do dia.

Embora as três primeiras sejam palavras “primas”, a última: “Unificação”, representa o inverso das demais e deveria estar acompanhada pelas expressões: “OTIMISMO E CONFIANÇA”.

É possível haver de fato uma verdadeira UNIFICAÇÃO entre as Federações e seus Sindicatos filiados? SIM!

É possível que quem resiste aos deleites do capitalismo e suas facilidades deixem de pagar a conta por aqueles que se deleitaram ao assumirem altos cargos oriundos de desgovernos de plantões? SIM!

Mas para isso a existência da crise de direção no movimento sindical de correios tem que ser reconhecida, afinal, só a partir do reconhecimento da crise, principalmente pela ausência de uma direção que possa unificar o conjunto dos Ecetistas, suas federações e sindicatos, é que poderemos está próximos de encontrar a solução para o fim da crise no movimento sindical nacional e apontar de fato à um novo começo!

Saudações,
Hálisson Tenório Ferreira
Diretor Sindical na FENTECT/SINTECT-PE
Gestor da Informação / Consultor pela H&J CI
Membro da Unidos Pra Lutar - Setor Correios 
Colunista do Blog Mundo Sindical Correios -  Todas às Segunda-feira

Postar um comentário

0 Comentários