PLANO DE SAÚDE, PORQUE NINGUÉM AGUENTA MAIS FALAR DE PLR

PLANO DE SAÚDE, PORQUE NINGUÉM AGUENTA MAIS FALAR DE  PLR
Tudo o que havia a ser dito sobre PLR já foi escrito, lido, discutido, esbravejado e não exergo mais nada a ser tratado no assunto. Neste blog por exemplo há pelo menos 3 ou 4 análises técnicas e mais outros tantos de textos sociais / políticos sobre o assunto. Sendo assim, vamos voltar ao assunto do início de Dezembro: Plano de Saúde.

Esse assunto sempre vai retornar, não adiantando dizer que não há jeito. Na verdade, a ideia de que já se fez tudo o que se podia ness e assunto não tem cabimento. De tempos em tempos, os debates sobre esses assuntos sempre retornam (assim como o debate sobre PLR vai retornar um dia revigorado) e no começo de Dezembro ações serão tomadas nesse rumo. O momento de planejar que ações serão essas são agora.

Não tenho autorização para escrever sobre os planejamentos de cada federação mas posso colocar aqui já onde serão feitas as discussões neste assunto.

A FENTECT irá responder ao convite sobre participar ou não da mesa paritária entre ECT (com 2 membros), Postal Saúde (com 2 membros), FENTECT (com 2 membros) e FINDECT (com 2 membros). Essa decisão será tomada dia 25 no CONSIN, que é uma reunião dos diretores da FENTECT junto dos representantes daqueles sindicatos filiados (1 por sindicato filiado) e das oposições regularmente constituídas em cada sindicato não filiado (não sei e não quero saber se com direito a voto). As reuniões para participar dessa mesa de negociação para discussão da qualidade no plano de saúde é uma "conquista" dos sindicatos que assinarem a proposta trianual colocada no TST.

Já a FINDECT fará seu planejamento com os dados do livro "Saúde e Trabalho nos Correios”, organizado pelo Dr. Francisco Drumond Marcondes de Moura Neto, médico do trabalho que dá suporte à FINDECT e que discutiu os rumos da saúde na ECT de forma geral em congresso já realizado sobre o tema. Os dois representantes da FINDECT serão apontados até o dia 26 e não explanarei aqui como mas não será muito diferente dos métodos da FENTECT, com reuniões parecidas com o CONSIN onde participam uma pessoa por cada sindicato filiado.

Notaram que não estou me aprofundando muito??? O motivo é simples: há decisões mais complexas a serem tomadas no campo político, não partidário, das relações com a sociedade e trabalhadores.

Primeiro a FENTECT até o presente momento não "reconhece a instituição privada Postal Saúde como entidade inserida no processo de negociação e como responsável por operar (fazer as negociações de consultas, atendimentos, credenciamentos, atividades médicas de forma geral como cirurgias, etc)". Existe uma tendência de que a ampla maioria dos sindicatos da FENTECT só faça assembléia depois do dia 25, com as orientações sobre aceitar ou não a PLR e a mesa de negociação decididas neste congresso. Ou seja, ainda não se tem ideia de se a FENTECT ao menos vai querer participar dessas negociações sobre o plano de saúde por causa da presença da FINDECT e do Postal Saúde em mesa. A FENTECT até o momento, aceitava a muito contra gosto estar em uma mesma negociação com a FINDECT desde que o direito a voto fosse exclusivo da FENTECT já que falam de união mas de união em torno da FENTECT, por elas chamada de única representante legítima dos trabalhadores. A FENTECT no dia 25 pode simplesmente dizer que só participa se for uma discussão entre FENTECT e Correios (não duvido em nada desse resultado de votação interno na FENTECT)

Já a FINDECT se encontra com registro suspenso. Isso significa que esta "organização trabalhista" vai sim participar da mesa de negociação paritária mas sofrerá inúmeros ataques quanto a isso. E esses ataques virão sim de parte do governo, parte da empresa, da CUT de forma unida e principalmente da FENTECT pois o único assunto que eles concordam é em fazer guerra à FINDECT. Na primeira semana de Dezembro a FINDECT estará lá na negociação mas não tenho esperanças de que a primeira reunião tenha algo de proveitoso (não sei se vai sair algo de útil em alguma reunião futura também mas tenho esperanças de que sim) pois a primeira reunião será só pra discutir a "legitimidade de quem pode ou não estar ali".

Então, veremos no que vai dar essas discussões internas e entre entidades (ECT X FENTECT X FINDECT X Postal Saúde) porque mais tarde vou postar sobre 3 itens importantes que devem ser discutidos nessa mesa paritária de debates sobre qualidade do plano. Prazos para liberação de procedimentos, elevação do status do plano para "Referência" e ampliação de rede credenciada.

Wilson Araujo


Postar um comentário

0 Comentários