Reflexão Sobre o Porque da Primeira Proposta Sempre ser Tão Baixa

Reflexão Sobre o Porque da Primeira Proposta Sempre ser Tão Baixa

Reflexão Sobre o Porque da Primeira Proposta Sempre ser Tão Baixa.


Texto escrito dia 03/09/2015

A primeira proposta é essa mesmo. Incorporar 100 reais da GIP que já recebemos, "recarregar" o saldo da GIP em 100 reais de aumento, reposição da inflação e auxílio babá. Está aí na imagem, e diferente do que já comentei durante o dia, vou aguardar manifestação da ECT sobre o ticket peru* por exemplo pois este, o vale cultura, e demais clausulas econômico sociais foi dado a entender que serão reeditadas, ou seja, vamos continuar com férias em 70%, horas extras e repousos em valores diferentes da CLT, jornada efetiva de 40 horas, etc. Não vamos perder nenhum desses benefícios. Porém, como gatos escaldados que somos, vamos aguardar a ECT confirmar esse entendimento com todas as letras, preto no branco.

*obs:  não consta na ATA, nem Vale Peru e nem Vale Cesta



Mas e para que então serve essa proposta tão baixa?? Maldade?? Tortura psicológica??? Burrice?? Nada disso. Limites do fazer mais pagando menos.

Eu solicito a você que leu até aqui que mesmo sendo um texto grande, que leia até o fim.
A ECT tem um orçamento. E com esse orçamento a ECT tem o objetivo de pagar os funcionários por um ano todo. Além disso a ECT estabelece alguns objetivos irrevogáveis. A mudança no plano de saúde é um deles. Até hoje tento convencer a empresa a adiar esse projeto para 2017 porém não temos tido sucesso, e acredito que não terei sucesso nesse adiamento. A ECT quer sim um novo plano de saúde com mensalidade.

Só que a ECT não quer gastar todo o orçamento. Quer gastar menos com os trabalhadores produzindo mais. Por isso, é tão importante cada ano a ECT captar quanto é o menor valor que parcela grande dos trabalhadores vai aceitar, mesmo ficando triste ou achando ruim isso. Pagamento de reajuste salarial que deixe os trabalhadores satisfeitos e felizes é caro, não estando dentro dos planos da ECT. O interesse da ECT é a proposta que faça o trabalhador ir trabalhar no campo econômico.

No extremo oposto, o salário que merecemos receber é muito além deste limite de orçamento. Eu sei disso, todos os trabalhadores sabem disso e até meus filhos criança sabem disso. Pagar salário base de R$ 3.500,00 é o que merecemos mas não temos orçamento para tanto.

A empresa classifica nesse período os funcionários em alguns grupos. 

Tem os que vão para a greve mesmo que o salário fosse para R$ 5.000,00... Os trabalhadores que NÃO VÃO para a greve mesmo que diminua salários, os que são próximos desses extremos.
Esses grupos são bem fáceis de lidar e não são o alvo da primeira proposta. O alvo é a mente e corações da grande massa comum, o trabalhador mediano, que já trabalha insatisfeito, ganha mal e que pode ou não ir para a assembleia votar na greve ou não. Aquele cara pouco politizado que tem família e que pode até tomar alguma atitude por emoção mas depois para pra pensar no que é melhor pra ele e para a família dele naquele momento.

Notaram a que ponto quero chegar??? O objetivo da ECT é escutar o cara não militante, aquele que não é doido por dinheiro ou por trabalho, aquele cara que não vai na assembleia mas pode ir para a greve ou não. O trabalhador que vai sempre trabalhar, cumpre sua jornada por dinheiro e que sabe que na ECT não vai ter grandes melhoras em pouco tempo. Esse é o alvo a ser escutado porque a ECT precisa dar uma proposta financeira que faça esse cara ir trabalhar, não indo para a greve. A ECT quer escutar quem desses trabalhadores medianos quer pagamento agora, quem aceita linear em janeiro, quem quer abono, etc.

Quem for para a greve por dinheiro, saiba que o limite máximo já está quase finalizado o estudo, sendo negociado e tratado a algum tempo, com alguma margem de mudança. É claro que não é esse dessa primeira proposta, não é tão pouco o valor mas também não vai deixar ninguém realizado profissionalmente. A felicidade não vai chegar nesse ACT. Esta proposta final será apresentada próximo ao início da greve ou um pouco depois da greve.

O segundo grupo, que for para a greve pelo plano de saúde, saiba que somente vai acabar a greve com decisão no TST caso não seja possível definir um novo plano de saúde sendo aceito pelas assembleias. Quem for a greve pelo plano de saúde deve ter em mente que a batalha vai ser dura contra a ECT e contra o tribunal patronal da ECT.

Não tenho dúvida alguma de que este ACT não vai ser assinado. Tenho plena certeza que mesmo com só 5 ou 6 sindicatos em greve efetiva (sim, pode acontecer de muitos sindicatos somente fazerem greve por não aceitar a proposta do plano de saúde mas aceitarem o resto da proposta) vai ter julgamento de novo sobre o plano de saúde. Então, com o conhecimento de qual é o limite econômico a ser declarado pela ECT lá perto da greve o foco da empresa vai ser em ter o menor número possível de funcionários em greve já que ninguém vai arriscar a vida em assembleias defendendo mudança com potencial nocivo no plano de saúde.

Agradeço pela atenção até agora dispensada e espero que os colegas sindicalistas tenham boas discussões a respeito do que foi escrito aqui.

Wilson Araujo



Postar um comentário

3 Comentários

  1. esse ano estou c vcs. acho ridícula essa proposta. vem cá, a empresa acha q somos burro em cair nessa q não tem dinheiro. quem não trem dinheiro, não dá patrocínio.

    ResponderExcluir
  2. é rapazeada, quando nós fizemos uma greve de 42 dias chamaram os grevistas de malucos, sem direção e agora com o novo plano de saúde, quem chamou a gente de maluco vai falar o que, é greve por aumento e o nosso plano de saude que está falido, juntamente com os funcionarios da base, não a administração.

    ResponderExcluir
  3. A greve de 43 dias foi maluquice sim. Pois primeiramente se deixou criar a empresa postal saúde depois de um ano que vem fazer uma greve? Pra mim aquela greve foi tiro no pé sim. E outra qualquer um sabia que a mensalidade viria. Assim quando foi criada o postal saúde sabia da mensalidade.

    ResponderExcluir