OAI - Otimização de Atividades Internas - Um Passo Atrás no Sistema de Triagem.



A empresa está colocando um novo sistema para triagem de cartas, alguns CDDs já está em fase de teste ou implantado. A questão é, esse método de triagem em regiões onde os CEP são genéricos ou na periferia daria certo ? Aqui já começa um problema para a empresa resolver.



O sistema OAI (Otimização de Atividades Internas) foi feito sem nenhum tipo de estudo, no qual prejudica muito a saúde dos trabalhadores e aumentando e muito o tempo de triagem e de ordenamento.

Vamos Entender o OAI


Para entender, a triagem é feita em duas etapas:

A Primeira separa por CEP, colocando nas calhas na sequencias, independente se na parte superior da calha tenha os CEP mais pesados da unidade e no de baixo os mais leves. Depois de recolher a primeira triagem em dominó, vem a Segunda etapa, no qual é separado também por CEP, não mais por rua, esqueça a rua, agora o trabalhador tem que gravar o CEP na cabeça. Igual a primeira triagem, as calhas vem com o CEP na sequência, se a rua com o CEP vem 2.000 cartas estiver na parte superior, o trabalhador vai ter que levantar o braço toda vez para colocar as 2.000 cartas naquela parte superior, criando um movimento repetitivo. Isso vai acabar com a saúde dos trabalhadores.

Ao separar as cartas nas calhas, como foi dito, em cada calhar vai ser colocar um ou dois CEP, independentemente da rua ser de 100 metros ou 2 Quilômetros. As ruas longas acaba tendo uma grande dificuldade na hora de coleciona-las, pois pegam ela de uma vez só. E muitos acabam separando novamente na parte inferior da calha (mesa) e ser for irregular, será colecionado mais vez.

Distrito Virtual


Um detalhe importante, na minha unidade, onde estão tentando implantar o OAI,  tem 39 distrito, com o OAI será 32 distritos e 7 distritos virtuais. Os distritos virtuais não existe para triagem e ordenamento, os carteiros dos outros 32 distritos é que vão separar e colecionar os distritos virtuais, isto é dobrar infinita para separar e colecionar. Os carteiros do distrito virtual, ficam esse tempo todo da triagem e colecionamento a disposição do chefe e supervisor, para fazer o que eles quiserem.

Os carteiros dos distritos virtuais, terão que refazer o trabalho de ordenamento dos outros distritos, pois as ruas que são irregulares, terão que ser colecionado novamente, um trabalho a mais sem lógica nenhuma.

A distribuição dos distritos para a triagem e ordenamento, não tem um plano lógico, pois tem carteiros com muitos CEP e outros com pouco.







Por tudo isso, cada distrito tem um grande aumento de triagem e ordenamento, que prejudica ainda mais a saúde dos trabalhadores e gerando muito stress.

Os trabalhadores ainda vão ouvir falar muito desse sistema e com esse sistema ruim para nossa saúde, temos que barrar o quanto antes.

Percebi que em algumas ATAs do ACT do ano passado, já foi falado sobre isso e os sindicatos foram contra. Mas encontrei na clausula 41 falando do OAI, que é um dos requisitos para se ter a entrega matutina. Aqui vai somente o trecho:

Clausula 41 - Distribuição Domiciliária:
§6º A ECT continuará aprimorando o complexo logístico de seu fluxo operacional, visando à otimização dos processos com vistas à antecipação do horário da distribuição domiciliaria, sem comprometer a qualidade operacional ou as necessidades dos clientes e zelando pela saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. A Empresa priorizará as entregas matutinas em âmbito nacional, nos CDD, desde que atendidos os sequintes requisitos:
IV - Desde que atendidos os pré-requisitos de implantação da LOEC automática, em todos os distritos das unidades; implantação da rotina de Otimização de Atividades Internas relativas à primeira e segunda triagem; e, reequilíbrio dos tempos externos dos Distritos Postais.

Agora vamos esperar para ver se os Sindicatos vão tomar alguma atitude com relação esse método de triagem, que além de ser ruim e sem lógica, ainda prejudica a saúde dos trabalhadores e no Acordo Coletivo que coloquei logo acima, diz que não pode ferir a nossa saúde.

Junior Solid



Postar um comentário

0 Comentários