A pressão das assembleias por todo o Brasil já começou fazer efeitos, e fez a EMPRESA a começar a recuar. Na reunião desta sexta-feira (9/9), os representantes da ECT apresentaram novas propostas econômicas com os valores:
- Reajuste salarial em 6% retroativo ao mês de agosto deste ano, mais 3% em fevereiro de 2017;
- 8,74% no vale alimentação/refeição e em todos os demais benefícios;
- Manutenção do vale extra e do vale cultura;
- Incorporação da GIP retroativa ao mês de maio, no valor de R$ 50,00; e
- Incorporação total e imediata da GIP do ACT 2014/15, no valor de R$ 100,00.
De acordo com a EMPRESA, serão realizadas as incorporações da GIP e, em cima desses valores, será aplicado o percentual de 6%. Já os 3% de fevereiro vão incidir sobre o reajuste do mês de agosto.
Fica duas perguntas:
- isso não foi uma jogada da empresa para chegar numa proposta mais próxima possível do que o trabalhador acha justo em tempos de crises ?
- Primeiro o terrorismo e depois uma proposta mais adequada ?
Em relação às cláusulas sociais, a empresa optou pela reedição do Acordo Coletivo de TRABALHO 2015/16, recuando nos ataques apresentados anteriormente. O entrave da reunião foi a não apresentação da cláusula referente ao plano de saúde, pois a ECT informou que a comissão paritária deverá apresentar em 180 dias estudos atuariais e de custeio.
Os Sindicatos do Brasil todo mobilizaram a categoria paras as assembleias, que teve presença maciça, os Trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela empresa e votaram pelo Estado de Greve. A categoria insatisfeita cobrava da Empresa respeito e compromisso com as negociações.
A FINDECT orienta a seus sindicatos filiados a realizarem assembleias de Trabalhadores no dia 14 de setembro para a votação da nova proposta apresentada.
A FENTECT lembra que ainda há questões para serem melhoradas na proposta da ECT, muitos questionamentos ainda não foram respondidos, principalmente sobre a redação final da cláusula da assistência médica da categoria.
OBS: É impressão ou as FEDERAÇÕES estão aceitando a proposta ?
E você Trabalhador, aceita ou não essa proposta ? responda a enquete no blog.
Proposta da Empresa:
Segundo Termo Aditivo ao ACT - 2015/2016
Quadro das Assembléias
FONTE: FINDECT
FONTE: FENTECT
1 Comentários
Meu voto é nao.
ResponderExcluirDeveria ser pelo menos a Inflaçao partir de agosto.
Mais um pouco de ganho real.
Nao a privatização,
Concurso ja.
E varios outros itens.
Tenho mais precisão da empresa estatal do que aumento de salario. Que tambem e necessário.
ITAPUA do Oeste RO