ATA da Reunião do dia 25/08/2016 - Postal Saúde



Tema do Dia: Saúde do Trabalhador
Postal Saúde

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de Gestão de Pessoas dos Correios, Heli Siqueira; o presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Aparecido; além dos representantes das entidades sindicais.



O Vice-Presidente de Gestão de Pessoas - VIGEP, afirmou que no processo negocial, a Empresa apresentará as propostas da forma mais transparente possível. O VIGEP alertou sobre a difícil situação econômico-financeira da Empresa, mas que dentro das possibilidades, os Correios tentarão atender a algumas das reivindicações dos trabalhadores.

A Representação dos Trabalhadores, por outro lado, afirmou que há uma série de problemas nas Regionais, com atos de questão desfavoráveis para os empregados, principalmente na área operacional e citou o caso da greve no Mato Grosso.

Em resposta, o VIGEP afirmou que o Presidente dos Correios, em conjunto com a área técnica, está trabalhando para a resolução da situação. Sobre os atos de gestão, o VIGEP afirmou que diversas medidas duras estão sendo efetivadas, principalmente em relação ao assédio.


Plano de Saúde - Posta Saúde


A Representação da Empresa relatou as dificuldades em mante o plano de saúde nos atuais moldes e ressaltou a necessidade de modificá-lo para garantir sua sustentabilidade. Posteriormente, a Representação da Empresa apresentou os dados do atual Plano de Saúde dos Correios, tendo destacado os seguintes itens:


  • Número e distribuição geográfica dos beneficiários do plano (415 mil);
  • Cobertura do plano, com indicação dos eventos adicionais os estabelecidos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, fazendo comparativo em rblação à cobertura oferecida pelas outras operadoras de autogestão (GEAP, Cassi, Eletronorte);
  • Abrarigência da rede credenciada, com mais de 27 mil estabelecimentos;
  • Situação do plano junto à ANS - ativo com comercialização suspensa, proibindo novos ingressos de beneficiários que não sejam cônjuges ou filhos dos empregados;
  • Comportamento da inflação médica nos últimos 5 anos; 
  • Modelo atual de custeio do plano, com destaque para a diferença em relação ao modelo praticado por outras operadoras de autogestão (GEAP e Cassi), onde a participação patronal é bem inferior à contribuição dos bneficiários e há pagamento de mensalidade por parte dos mesmos;
  • Projeção do crescimento dos custos assistenciais das operadoras de autogestão; 
  • Comparativo do processo de trabalho em relação ao modelo antigo (gestão Correios) e o modelo novo (Postal Saúde);
  • Análise comparativa da evolução do número de eventos/utilização do plano, pelos beneficiários e a inflação médica entre o 1º semestre/2015 e o 1º semestre/2016;
  • Perfil etário e representatividade desse perfil em relação à utilização do plano e ações em curso - e já realizadas, para ajustes nas despesas do Plano.


A Representação da Empresa ressaltou que a apresentação visa sensibilizar a Representação dos Trabalhadores para o desequilibrio no custeio do Plano de Saúde, onde os Correios arcam com aproximadamente 93% da despesa, em um cenário de grande fragilidade econômico/financeira.

A Representação da Empresa alertou sobe a necessidade de buscar uma solução conjunta, visando à sustentabilidade do Plano. Apontou ainda, que se nada for feito nesse sentido, a continuidade do plano se torna inviável.

A Representação dos Trabalhadores relatou que a PostalSaúde não apresentou alternativas aos contratos suspenso e há muita demora nas autorizações dos procedimentos médicos e cirúrgicos. Citou breve histórico da PostalSaúde, quanto à assembleia de criação sem debates e nem a convocação da Representação dos Trabalhadores, estando presentes aproximadamente 120 empregados ligados à alta gestão da Empresa. Fato que ensejou a paralisação dos trabalhadores por 43 dias, em diversos Estados.

A Representação dos Trabalhadores citou ainda, a decisão do Tribunal Superior do Trabalho - TST, de composição de uma Comissão Paritária para acompanhamento do Plano de Saúde dos Correios, mas que ficou apenas no papel.


Altos Salários e Má Gestão no Postal Saúde


A Representação dos Trabalhadores alertou ainda sobre a quantidade de contratações sem critérios na PostalSaúde, com altos salários, e as denúncias sobre as falhas da gestora do plano. Afirmou que apesar de o conselho da Postal Saúde se paritário, em quantidade de integrantes, a participação dos Representantes dos Trabalhadores é prejudicada, uma vez que os Representantes da Empresa detém o voto de minerva.

A Representação da Empresa falou que os salários dos empregados da PostalSaúde é o teto do valor da remuneração do Gerente nas Regionais e ressaltou a redução dos gastos administrativos, inclusive com corte nas funções e redução do quadro de efetivo - que será reduzido ainda mais; utilização da estrutura dos Correios visando à economia de aluguéis a proximidade dos empregados.

Considerando a quantidade de problemas na PostalSaúde, a Representação dos Trabalhadores afirmou que não é interesse melhorar o plano com a gestão atual e reivindicou o retorno da autogestão do CorreiosSaúde. Acerca das denúncias realizadas, acrescentou a falta de auditoria por parte da Empresa o que permite que a PostalSaúde gaste mais dinheiro. Dessa forma, afirmou que o problema não parte dos trabalhadores e nem do uso que esses fazem do plano de saúde, mas da má gestão.

A Representação da Empresa afirmou que o retorno do plano de saúde para gestão dos Correios não é uma solução e argumentou que o que deve ser realizado são melhorias. Citou que a carteirinha do plano de saúde é algo exigido pela ANS, independentemente do plano de saúde.


Gastos e Modernização


A Representação dos Trabalhadores solicitou que a Empresa apresentasse os gastos com os aluguéis de prédios e afirmou que os custos com a CorreiosSaúde eram a metade do que é gasto hoje para manutenção do plano. Afirmou que o cartão de saúde enviado a cada um dos trabalhadores não pode ser apresentado como uma vantagem, uma vez que a rede credenciada não funciona adequadamente. Ademais, afirmou que a solicitação de modernização do plano de saúde há tempos era reivindicação da Representação dos Trabalhadores e ressaltou a defasagem no banco de dados da gestora. Citou a falta de economia da operadora do plano, que foi criada para funcionar com metade do custo inicial, porém mantendo a mesma qualidade nos serviços prestados quando o mesmo era gerido pelos Correios, o que não ocorreu.

Em resposta, a Representação da Empresa afirmou que há auditoria para os gastos com o plano de saúde, mas solicitou que todos assumam a responsabilidade de auditar os seus próprios usos, averiguando a veracidade dos descontos indicados no contracheque. Afirmou ainda que várias medidas estão sendo tomadas para transformar os números da saúde em informações inteligentes para que possam ser providenciadas ações preventivas No decorrer dos anos, várias mudanças foram realizadas, inclusive com a mudança da operadora, para se ajustar aos critérios requeridos pela ANS. Sobre o cadastro, ressaltou que a PostalSaúde e os Correios compartilham o mesmo banco de dados.


Rede Credenciada


A Representação dos Trabalhadores ressaltou a dificuldade de acesso dos trabalhadores ao plano, à rede credenciada, e a recusa da PostalSaúde em tender presencialmente os empregados, disponibilizando apenas o canal 0800 para as reclamações.

Acerca da rede credenciada, a Representação da Empresa afirmou que está passando por um processo de revisitação da rede, buscando melhorias.

A Representação dos Trabalhadores alertou sobre a falta de instituições e profissionais que atendam a contento às demandas dos empregados. Questionou os atrasos nos pagamentos à rede credenciada.

Quanto ao não pagamento da rede credenciada, a Representação da Empresa afirmou que pela falta de recursos está havendo contingenciamento de gastos, e orçamento repassado para a PostalSaúde não está suprindo os gastos. Contudo, afirmou que es e problema já está em tratativa, para que possam colocar todos os pagamentos em dia.

A Representação dos Trabalhadores solicitou informações: dos valores pagos e critérios usados no exame periódico; dos motivos da suspensão do atendimento da UNIMED em diversos Estados.

Acerca dos constantes problemas com a UNIMED, a Representação da Empresa afirmou que há dificuldades no fechamento dos contratos pois algumas exigências da rede fogem aos critérios requeridos pela ANS.

A Representação dos Trabalhadores solicitou a volta dos ambulatórios e trabalho na Empresa focado na diminuição do estresse dos empregados, gerador de doenças do trabalho. Reclamou da morosidade para liberação de próteses para os empregados com pedido médico, no estado de Goiás e solicitou moralização no Plano de Saúde dos Correios.

A Representação da Empresa explicou sobre ambulatórios, existe a possibilidade de diminuição das despesas assistenciais com o incremento nessas unidades. E afirmou que os ambulatórios foram desativados devido à denúncia de não atendimento às exigências da ANVISA. Após o fechamento de uma das unidades ambulatoriais, procedeu-se um estudo sobre quantos atendiam as normas exigidas e qual o fluxo de uso de cada unidade. Foi verificado que em muitos ambulatórios havia pouca demanda/procura e informou qu será realizado um estudo para reativação dos ambulatórios da Empresa. Solicitou a parceria a Representação dos Trabalhadores no sentido de orientar os empregados a darem preferência ao atendimento nesses, ao invés da rede credenciada, o que atenderá às demandas dos trablhadores e ajudará na sustentabilidade do plano.


Transparência e Sobre-Carga


A Representação dos Trabalhadores solicitou transparência da PostalSaúde e um balanço público ao final do ano. Afirmou que se há aumento no uso do plano de saúde, isso ocorre devido à falta de condições de trabalho nas instalações da Empresa e ao aumento de estresse nas atividades laborais, principalmente por falta de novas contratações, uma vez que o último concurso público ocorreu em 2011, o que tem sobrecarregado de forma excessiva os remanescentes.


Plano Benefício Medicamento - PBM


A Representação da Empresa informou que já foi iniciada uma remodelagem do plano e solicitou que a apresentação do benefício seja realizada quando do término do trabalho. Afirmou que todos os pagamentos já estão em dia.


Pagamento aos Fornecedores


A Representação da Empresa explicou que os Correios firmaram convênio com o Banco do Brasil para utilizar ferramenta que permite adiantar o pagamento dos fornecedores, com deságio. Afirmou que o Banco do Brasil não cobrará pelo serviço, havendo inclusive desconto nas taxas. Sobre o assunto, apontou como outra vantagem que o sistema é informatizado, evitando a interferência humana e o desvio de verbas.

Novos Contratados não poderá participar do Plano Atual


A Representação da Empresa informou que as resoluções atuais não permitem mais que os empregados que vierem a ser contratados participem do plano atual. Ademais, ressaltou que, segundo os normativos da ANS, os empregados que participam do plano atual e que quiserem adicionar seus familiares como dependentes, só o podem fazer para cônjuges e filhos.


Sobre a Apresentação 


A Representação dos Trabalhadores afirmou que a saúde não pode ser tratada de forma mercadológica e em forma de números, e relatou que a comparação com outros planos de saúde não condiz com a realidade, pois o salário base nos Correios é muito menor do que o dos bancários e dos funcionários públicos e que o Plano de Saúde, nos Correios, é uma compensação dada à baixa remuneração.

A Representação dos Trabalhadores afirmou também que a proposta apresentada pelos Correios é inaceitável e que não concorda em discutir o plano de saúde após a Campanha Salarial.


Apresentação do Postal Saúde





ATA da Reunião do dia 25/08/2016







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