Confira abaixo:
Gestão do Absenteísmo
Visando o bem-estar e a redução do adoecimento dos empregados, os Correios iniciaram dois testes piloto nas Regionais ES, MG, RJ e SPM. No primeiro deles, está prevista a suspensão das homologações dos atestados de até 14 dias e o redirecionamento das ações desenvolvidas pela equipe de medicina do trabalho.
Esse redirecionamento consiste no monitoramento por frequência e volume de atestados médicos e realização de convocação dos empregados com mais afastamentos, por motivo de saúde, com vistas a garantir seu acompanhamento/avaliação por equipe multidisciplinar de saúde e segurança (médico, assistente social, segurança do trabalho, dentre outros).
No segundo teste, serão usados como laboratório a AC Central São Paulo/SPM, o TECA Jaguaré/SPM, o CTC Cidade Nova/RJ, o CEE Bangu/RJ, o CTE Benfica/RJ e o CDD Santa Cruz da Serra/RJ, para o projeto piloto de gestão do absenteísmo nas unidades com maior incidência do problema.
O projeto inclui um diagnóstico prévio de cada unidade, considerando os seguintes aspectos:
- a) ranking das ausências por motivo;
- b) perfil epidemiológico;
- c) ações de saúde executadas;
- d) número de reabilitados;
- e) número de PCD;
- f) percentual de realização do exame médico periódico;
- g) resultado do clima organizacional e as ações de melhorias previstas para a unidade;
- h) notícias e apontamentos sindicais (relatório);
- i) indicadores da área;
- j) utilização do plano de saúde;
- k) PPRA;
- l) Ergonomia.
Na sequência, a equipe técnica do Desau desenvolveu um relatório que subsidiou a elaboração de um plano de ação especifico para cada unidade a ser desenvolvido em conjunto com as equipes das respectivas Regionais.
Os resultados poderão ser acompanhados na página do Desau, na intranet.
0 Comentários