Desconto da greve no contracheque? SINTECT-SP orienta como contestar e denuncia abusos

Sindicato alerta que a greve foi legítima e que os Correios são obrigados a parcelar os descontos, conforme decisão do TST.

Trabalhadoras e trabalhadores dos Correios estão sendo surpreendidos por descontos elevados e concentrados no contracheque, referentes aos dias de greve. O SINTECT-SP denuncia que a empresa vem descumprindo a sentença normativa do TST e orienta a categoria sobre como contestar descontos abusivos, reforçando que a greve foi legítima e que há regras claras para qualquer desconto salarial.

O SINTECT-SP emitiu um alerta importante às trabalhadoras e aos trabalhadores dos Correios que identificaram descontos referentes aos dias de greve nos contracheques.

Em vídeo divulgado pelo sindicato, o secretário-geral Ricardo Adriane (Negopeixe) denuncia que a empresa vem aplicando descontos elevados e, em muitos casos, de forma abusiva, gerando indignação e insegurança na categoria.

Segundo o sindicato, já são diversas denúncias de trabalhadores que tiveram valores descontados de uma única vez ou em desacordo com o que foi determinado pela Justiça do Trabalho.

Greve foi legítima e há regras para desconto

O SINTECT-SP reforça pontos fundamentais que os trabalhadores precisam conhecer:

  • A greve foi legítima;
  • A empresa não pode descontar o valor integral de uma só vez;
  • Os descontos não podem ser aplicados em dias corridos;
  • Conforme decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que resultou na sentença normativa - e conforme informado pelos próprios Correios na “Primeira Hora Extra” de 19/01/2026 - os descontos devem ocorrer em até três parcelas iguais, referentes apenas aos dias efetivamente não trabalhados.

Exemplo prático

Se o valor total do desconto for de R$ 1.200, ele deve ser dividido em três parcelas de R$ 400, e não debitado integralmente em um único mês, como tem ocorrido em vários casos denunciados.

O que o trabalhador deve fazer

O sindicato orienta que os trabalhadores que identificarem descontos abram imediatamente contestação e organizem a documentação:

  • Abrir um Help Desk, questionando quantos dias estão sendo descontados (essa informação não aparece no holerite);
  • Separar cópia do contracheque;
  • Separar a ficha financeira de 2025 e 2026;
  • Separar a ficha cadastral, para identificação correta dos descontos realizados.

Envio ao jurídico do SINTECT-SP

Toda a documentação deve ser encaminhada ao jurídico do sindicato, que adotará as medidas judiciais cabíveis, como já ocorreu na greve de 2019, quando ações foram movidas para barrar descontos abusivos.

📲 Contato do jurídico do SINTECT-SP – Dr. Fabrício Máximo:
📞 WhatsApp: (11) 98979-2078
📧 E-mail: adv.fabriciomax@gmail.com

Sindicato de São Paulo seguirá atuando

O SINTECT-SP reafirmou que seguirá firme na defesa da categoria, denunciando irregularidades e utilizando os instrumentos jurídicos necessários para garantir os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores dos Correios.

O sindicato é a voz da categoria. Direito não se negocia, se defende.

✍️ Por Junior Solid

🌍 Blog Mundo Sindical Correios – A voz de quem trabalha e resiste!

📲 Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp e receba as notícias direto no seu celular: Clique aqui para entrar no canal

🔗 Siga nas redes sociais:

Postar um comentário

0 Comentários